Os Estudantes e os seus Trajectos no Ensino Superior: sucesso e insucesso, factores e processos, promoção de boas práticas
 
Título
Os Estudantes e os seus Trajectos no Ensino Superior: sucesso e insucesso, factores e processos, promoção de boas práticas
Objectivo
Breve resumo
Os objetivos do projeto foram identificar e analisar percursos-tipo de sucesso, insucesso e abandono dos estudantes no ensino superior, relacionando-os com parâmetros estruturais e institucionais, e procurando encontrar fatores explicativos e identificar boas práticas. O projeto teve âmbito nacional e englobou os diversos subsistemas do ensino superior. A análise desenvolveu-se a três níveis: estrutural, institucional e biográfico, recorrendo a fontes estatísticas, inquéritos extensivos, documentação institucional e entrevistas em profundidade. O projeto inseriu-se no programa “Promoção do Sucesso Escolar e Combate ao Abandono e ao Insucesso no Ensino Superior”, do MCTES, e foi financiado pela FCT. A equipa de investigação foi constituída com base num consórcio entre o CIES-IUL (ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa) e o ISFLUP (Universidade do Porto), contando com a colaboração de diversas instituições do ensino superior e associações de estudantes.
Data início
2007-05-14
Data de fim
2008-07-15
Local
Âmbito nacional
Número de participantes
Impacto local
Impacto regional
Impacto nacional
Ao preocupar-se especificamente com a promoção do sucesso escolar dos estudantes do ensino superior (e com o correlativo combate ao insucesso e ao abandono), este projeto teve a oportunidade de contribuir de maneira direta para a missão universitária socialmente responsável do ISCTE-IUL. A identificação de percursos-tipo e fatores de sucesso/insucesso no ensino superior permitiu avanços significativos no conhecimento dessas situações e processos, que foram difundidos alargadamente no país, junto da comunidade académica e científica, das instituições de ensino superior e de responsáveis governamentais. Diversas ilações e recomendações resultantes do projeto têm vindo a informar políticas, sistemas de monitorização e ações das instituições de ensino superior. Além disso, a própria realização do estudo envolveu um conjunto alargado de estudantes do ensino superior, proporcionando-lhes uma formação pós-graduada em contexto de investigação científica, de colaboração interuniversitária e de valorização de objetivos socialmente responsáveis.
Observações
Coordenador de projeto
António Firmino da Costa
Instituições
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Resultados
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Entidade
CIES-IUL: Centro de Investigação e Estudos de Sociologia