O papel das Organizações da Sociedade Civil na Educação e Formação: o caso de Angola, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Principe
 
Título
O papel das Organizações da Sociedade Civil na Educação e Formação: o caso de Angola, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Principe
Objectivo
Breve resumo
A educação e a formação são sectores prioritários nas políticas de desenvolvimento da Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Angola e Moçambique, e consequentemente na política de cooperação internacional. Os documentos estratégicos de luta contra a pobreza destes países e as preocupações internacionais expressas nos 8 Objectivos do Desenvolvimento do Milénio, dão destaque a 2 associados à importância da educação e formação no Desenvolvimento: (objectivos 2 e 3). A abertura dos Estados africanos para sistemas multipartidários conduziu a uma participação mais visível da sociedade civil em sectores sociais-chave. Para suplantar carências no sector da educação/formação, as populações e grupos da sociedade civil têm procurado respostas para as suas necessidades educativas. A criatividade de respostas varia em função do país e das respectivas políticas educacionais e do local (urbano/rural) onde se encontram. Nesse sentido, encontramos múltiplos actores: as comunidades de base, as ONGD nacionais e estrangeiras, as instituições religiosas muçulmanas e cristãs, as empresas. Seleccionámos 4 países africanos lusófonos: Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Angola e Moçambique. Em 8 estudos, 2 por país, vamos caracterizar e analisar o papel da sociedade civil no reforço de sistemas de formação e educação formal e não formal. Na Guiné-Bissau, vamos estudar o papel das comunidades islâmicas nas escolas madrassas da região de Tombalim, sector de Quebo e o papel dos migrantes da etnia manjaca na sustentabilidade das escolas públicas da região de Cacheu, sector de Canchungo. Em Angola, vamos analisar o contributo das empresas na formulação dos curricula universitários da Universidade Agostinho Neto. O outro estudo situa-se na província do Moxico e vai analisar o papel da congregação dos Salesianos, da Diocese de Luena e das comunidades de base, na formação de alfabetizadores em espaços rurais. Em São Tomé e Príncipe, os 2 estudos centram-se no papel das ONGD e das comunidades de base, no ensino secundário e na formação profissional. Em Moçambique, um dos estudos incide sobre a colaboração entre as autoridades tradicionais muçulmanas e as ONGD na criação e implementação de escolas madrassas, na província de Nampula, distrito de Nacala. O outro estuda o papel das empresas no ensino técnicoprofissional ministrado na Escola de Quelimane, na província de Zambézia. A acção dos actores da sociedade civil nestes países tem sido estudada sectorialmente. A inovação deste projecto reside no estudo da sua relação complementar com o Estado, e a comparação entre os 4 países. A equipa é composta por 10 pessoas de diversas áreas do saber (gestão, relações internacionais, sociologia, educação, cooperação e desenvolvimento), todas com experiência educativa nestes países. Todos os investigadores têm vindo a participar em projectos de desenvolvimento. 4 dos elementos são oriundos e vivem na Guiné-Bissau, Angola e Moçambique. Os restantes deslocam-se com frequência aos países no âmbito de projectos que estão a implementar. Além da experiência de terreno, 5 investigadores desempenham funções de liderança no sector da educação em Portugal e/ou nos países alvo do estudo, participando inclusive em fóruns de definição da estratégia da cooperação bilateral para a educação e formação. Um dos investigadores é consultor do centro Norte-Sul do Conselho da Europa em Lisboa. A investigação centrada em estudos comparativos de caso, desenvolver-se-á em Portugal e sobretudo nos respectivos países. Numa 1.ª fase, far-se-á o levantamento de documentação e construir-se-á o quadro referencial e metodológico. Na 2.ª fase, aplicar-se-ão entrevistas, inquéritos, grelhas de observação, usando modelos comuns aos quatro países. Privilegiar-se-á a observação directa, tendo em conta a especificidade de organização da sociedade civil. Por último, elaborar-se-ão as conclusões, as recomendações e far-se-á a sua disseminação. O projecto pretende: i) caracterizar a intervenção de organizações da sociedade civil nas áreas da educação e formação; ii) identificar a existência de parcerias com o Estado; iii) identificar formas de participação civil inovadoras; iv)identificar e divulgar as boas práticas educativas desenvolvidas pela sociedade civil nos quatros países africanos e em Portugal junto dos diversos actores da cooperação e desenvolvimento. A divulgação assume um papel de relevo nas tarefas da equipa, concretizando-se no uso de tecnologias informáticas (newsletter do projecto, uso dos sites institucionais) e através de programas de rádio, meio de comunicação mais usado em África. Para além destes meios, divulgar-se-á o resultado desta investigação junto dos diversos actores da sociedade civil e dos actores da cooperação e da comunidade cientifica nacional e internacional através de seminários, boletim de boas práticas, relatórios, comunicações dos seminários e conferência, artigos em revistas nacionais e internacionais, elaboração de um CD com compilação de bibliografia e outra documentação.
Data início
2010-01-18
Data de fim
2013-07-17
Local
Angola, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Principr
Número de participantes
Impacto local
Impacto regional
Impacto nacional
Observações
Publicações: Formação Superior e Desenvolvimento: Estudantes Universitários Africanos em Portugal(2013) COOPEDU I – Livro de Actas da Conferência Congresso Portugal e os PALOP: Cooperação na Área da Educação(2010) COOPEDU II - África e o Mundo (2013) Livro de Actas COOPEDU I – Congresso Portugal e os PALOP: Cooperação na Área da Educação(20/30 MARÇO2010) COOPEDU II - Conferência Cooperação e Educação: África e o Mundo (5/6JULHO2012) eM PARCERIA COM O PROJETO FORMAÇÃO SUPERIOR E DESENVOLVIMENTO
Coordenador de projeto
Maria Antónia Belchior Barreto
Instituições
NomeLink
Fundação Evangelização e Culturas
Resultados
Links associados ao registo:
DescriçãoLink
Site do projecto
Site da conferência "Cooperação e Educação: África e o Mundo"

 

Ficheiros associados ao registo:
DescriçãoFicheiro
Entidade
CEA-IUL: Centro de Estudos Africanos