Objectivo |
|
Breve resumo |
Apesar de grande parte das análises sobre a pobreza nos PALOP se referirem ao peso e papel da guerra, em especial dos conflitos pós-independência, não existem estudos que se concentrem especificamente sobre a relação directa entre guerra/paz e o aumento/diminuição da pobreza nestes países. Esta investigação pretende dar conta desta relação analisando, de forma comparativa, a situação da pobreza nos países da Africa lusófona ao longo das últimas décadas.
A comparação que o estudo prevê envolve países africanos que, embora partilhem alguns elementos comuns – regime colonial, época em que ocorreram as independências – se diferenciam em muitos outros: em termos dos processos e níveis de desenvolvimento nas épocas colonial e pós-colonial; em função do modo como evoluíram as situações de paz/conflito no pós-independência. O enfoque na correlação paz/pobreza, no âmbito de uma pesquisa mais alargada sobre as causas dos elevados índices de pobreza que em todas estas nações é possível constatar, inscreve este projecto no quadro dos estudos que visam clarificar os processos que condicionam o cumprimento dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio.
Através deste projecto de investigação procurar-se-á compreender qual a influência de uma guerra de mais de trinta anos na situação de pobreza de Angola; qual a influência da guerra, também duradoura em Moçambique, e da paz que há quase quinze anos se verifica no país, sobre a situação actual da pobreza; qual a influência da guerra e dos recentes conflitos na pobreza na Guiné-Bissau; qual a influência de décadas de paz, intermitente nos últimos anos devido aos golpes de Estado, sobre a situação de São Tomé e Príncipe; em que medida a situação de paz que Cabo Verde vive sem interrupções há séculos contribui para explicar os seus índices de pobreza.
Pretende-se verificar se pode ser estabelecida uma relação directa entre estes dois tipos de condições – pobreza e pacificação – ou se, pelo contrário, existem outros factores a ter em conta nos processos de desenvolvimento e de superação da pobreza que possuem um peso maior e influenciam de forma mais directa as condições de vida nestes países. A pesquisa implica a análise da informação existente sobre a correlação mencionada, concentrando-se, contudo, uma parte fundamental da investigação na consubstanciação da informação através de uma exploração empírica centrada sobre histórias de vida de pessoas que, nestes países, viram aumentar ou diminuir as suas condições de vida devido à ocorrência da paz ou da guerra. Assim, a recolha de dados no terreno será realizada não só junto de instituições que trabalham directamente em assuntos relacionados com a pobreza e que possuem informação substancial sobre o tema mas, igualmente, junto de um leque diversificado de indivíduos de diferentes características que possam, através de entrevistas abertas e histórias de vida aprofundadas, reconstruir os seus percursos de vida e estabelecer correlações entre as situações socioeconómicas vividas e as diversas fases que os respectivos países atravessaram em termos de paz. No caso de Cabo Verde, as entrevistas serão direccionadas para a identificação de factores associados à pobreza ou à superação desta que servirão de termos de comparação com as situações dos restantes países lusófonos. A influência da paz sobre as condições de vida será analisada ao nível das implicações na mobilidade social e espacial dos indivíduos; das escolhas e possibilidades económicas; do condicionamento dos acessos à educação; ao nível das possibilidades de acesso a infraestruturas e bens; ao nível do bem-estar actual e da forma como ele é perspectivado. As entrevistas serão realizadas nas cidades capitais de Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde e S. Tomé e Príncipe, em áreas urbanas e periurbanas, distribuídas segundo tipologias previamente definidas, relacionadas com a situação de pobreza/riqueza, com a origem rural/urbana, com a idade e o tempo de vivência de situações de paz diferentes, de forma a ultrapassar as condicionantes de tempo e recursos disponíveis para a realização da investigação. As histórias de vida recolhidas incidirão sobre percursos individuais mas terão também uma componente mais abrangente, referente à história das famílias a que pertencem os indivíduos. Dadas as diferentes dimensões dos países e as complexidades diferenciadas dos processos e condições de paz, irão recolher-se histórias de vida nos PALOP de forma adaptada a estas diferentes condições. Este projecto será realizado em articulação com parcerias locais já estabelecidas: CEIC-Centro de Estudos e Investigação Científica (Universidade Católica de Angola) e Cruzeiro do Sul–Instituto de Investigação para o Desenvolvimento José Negrão (Moçambique).
|